By Marcos-valente on 4th julho

Comparar o PowerShell com CMD ou Bash é como comparar um Ferrari Spider de 2013 com Fusca 1969. Claro que ambos têm pneus e um volante, mas a Ferrari indiscutivelmente tem os melhores e mais modernos recursos automobilísticos e algumas capacidades surpreendentes.

Brincadeiras à parte, as pessoas que desenvolveram o PowerShell tinham uma grande admiração pela capacidade do Linux/Unix (* NIX). O PowerShell tem a grande vantagem de poder se aproveitar das capacidades baseadas nos objetos do Windows. Apoiando-se fortemente no sucesso de longa duração  do *nix Shell  e absorvendo as melhores características deles, o PowerShell fornece uma plataforma de gestão que irá fazer os amantes do *NIX se sentirem em casa.

A equipe da Microsoft PowerShell acredita que a importância da gestão interativa é representado por milhares de comandos (cmdlets) baseada em objetos. O PowerShell oferece ao um profissional de TI uma forma de resolver os problemas imediatos e de qualquer escala sem precisar usar qualquer ferramenta de gestão baseadas em GUI. A curva de aprendizagem é bem íngreme para um administrador acostumado ao usar apenas a GUI, mais esse aprendizado vale a pena ainda mais quando perceber as vantagens de poder  controlar, implantar, inventariar e reparar os sistemas sempre que necessário , de qualquer lugar no mundo, utilizando o recurso remotos do PowerShell.

A automação desses comandos é tão simples como copiá-los para um arquivo de script PowerShell, é semelhante aos antigos arquivos em Lote do DOS. Qualquer administrador pode começar a automatizar tarefas recorrentes, sem aprender a programar, mas as capacidades de linguagem de script do PowerShell realmente começar a brilhar quando estiver nas mãos de um programador hardcore. Enquanto a linguagem de script do PowerShell é baseado em C (realmente baseado em C #), o experiente * NIX pro tem uma influência de outras linguagens como PHP. Scripts do PowerShell podem realizar tarefas complexas e pode se tornar um  verdadeiro Runbook de automação .

A Microsoft tem investido fortemente em transformar  o PowerShell em uma ferramenta de primeira linha para a administração e continua a adicionar comandos PowerShell nas suas linhas de produtos.

A comparação Ferrari e Fusca realmente brilha quando fazemos a comparação Powershell vs CMD. O PowerShell supera todos os esforços no CMD com características importantes ( muitos deles os  * nix pros já os tinham durante décadas)  tais como:

• Estrutura consistente de nomeação de comando ;

• Sintaxe consistente. Não precisa adivinhar se é uma marca é um traço, uma barra ou uma interrogação;
• Totalmente Orientado a Objeto;
• Scripting simples (automação) para todos os administradores;
• Recursos de script avançados, como Runbook de automação;
• A capacidade de desenvolver rapidamente os scripts em cmdlets para outros administradores;
• PowerShell  Remoting, permite que um administrador execute scripts remotamente em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer número de computadores.

Se você é um user *NIX pro, responsavel por gerenciar produtos Microsoft e sistemas operacionais, quando começar a utilizar o PowerShell vai se sentir em casa e com novas ferramentas.

Agora se você é um administrador do Windows que preferiu se utilizar da GUI durante a maior parte de sua carreira então começar a utilizar o PowerShell será como escalar uma grande montanha, mas você pode escalar com sucesso e no final voce verá que valerá a pena todo o esforço principalmente para o futuro da sua carreira.

Existem diversos sites com exemplos de Scripts em PowerShell na NET, faça download, veja sua estrutura, tente entender a logica, quanto voce menos esperar já estrá fazendo pequenos scripts, depois ira aumentando até dominar totalmente a ferramenta, abaixo listo alguns lugares e ferramentas que podem te ajudar no dia a dia do desenvolvimento de Scripts PowerShell.

Blog do TEAM do PowerShell:  http://blogs.msdn.com/b/powershell/

Windows PowerShell Reference: http://msdn.microsoft.com/pt-BR/library/ms714469.aspx

Site PowerShell Pro : http://www.powershellpro.com/powershell-tutorial-introduction/

Script Center (Vários Scripts de exemplo): http://technet.microsoft.com/pt-br/scriptcenter/powershell.aspx

Algumas ferramentas para ajudar no Desenvolvimento:

http://powergui.org/index.jspa

http://www.sapien.com/software/powershell_studio

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/4579.powershell-guis.aspx

 

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *