By Cleverson-santos on 2nd janeiro

Conceitos e fundamentos… Infelizmente muitos profissionais não tem o hábito de trabalhar com conceitos e nem fundamentos (na sua grande maioria) de determinadas tecnologias, pois nos atemos mais à prática do dia-a-dia e no aprendizado “relâmpago” para desempenhar nossas tarefas recorrentes da profissão, mas aqui, hoje vou comentar um pouco sobre conceitos e fundamentos de processo de negócios. Vamos lá então.

Conceitos de processos, Principais elementos relacionados com processos, Características de processos, Processo de descoberta e modelagem de processos de negócios, Processo “As-is x To-be”, Ferramentas para modelagem de processos.

Definições para Processo de Negócios
O processo é uma série de passos que o negócio executa para entregar um produto ou serviço, é o mesmo que um Conjunto de ações coerentes, realizada por papeis colaborativos para atingir uma meta, ou seja, Processo também é um conjunto completo e dinamicamente coordenado de atividades colaborativas e transacionais que entrega valor ao cliente. É o processo de negócio que realiza o curso da ação, que também quer dizer que o curso de ação assegura que a empresa faz progresso em uma ou mais de suas metas. O processo de negócio representa como a empresa funciona, como ela produz seus produtos.

Processo de recebimento de pedido
O pedido é feito, para pela análise do representante, é realizada uma consulta em estoque, após este passo se o produto tem em estoque a cobrança é enviada ao cliente, os itens são embalados e enviados, mas se não há o produto em estoque, o pedido é recusado e o representante é informado.

Onde encontramos os processos?
Os processos estão “espalhados” por todos os setores dentro de uma organização, ou seja, cada setor tem um processo que o faz funcionar como deveria e assim é responsável por este processo. Em um processo são encontradas muitas interações (interações dentro do mesmo departamento e interações entre departamentos). Nas organizações serão encontrados processos sendo executados por pessoas de diferentes departamentos, esta situação normalmente ocorre ao lançar um novo produto.

Tempo de interação afeta o tempo do ciclo
O processo é a soma das contribuições que cada um fornece dentro da organização e se a soma destas contribuições for correta a organização atinge a meta.

Características de processo de negócio
Conforme Smith e Fingar, o processo de negócio tem as seguintes características:

1) Grandes e complexos:
Envolve fluxo de ponta-a-ponta de materiais, informação e compromissos do negócio.
2) Dinâmico:
Responde a demanda do cliente e muda devido à condição de mercado
3) Distribuídos largamente e personalizados:
Por meio dos limites dentro e entre os negócios, abrangendo múltiplos aplicativos em plataformas tecnológicas diferentes.
4) Longa duração (long running):
Instancia única de processo como “pedido de compras” ou “desenvolvimento de produtos” pode ser executada durante meses ou anos.
5) Automatizados
Processo executado pelo computador para ganho de tempo, velocidade, qualidade e confiança, é executado em parte quando possível.
6) Processos empresariais e técnicos “em natureza”
Processo de TI fornece suporte para grandes processos envolvendo pessoas e máquinas. Processos de negócios de ponta-a-ponta dependem de sistemas computacionais que são transacionais e colaborativos.
7) Processos dependem da inteligência e suporte das pessoas
8) Processos são difíceis de se fazerem visíveis

Coordenação é FUNDAMENTAL
São três as características fundamentais de um processo de negócio que estão relacionadas com o que fazer com as entradas e saídas óbvias das tarefas: COORDENAÇÃO, COORDENAÇÃO e COORDENAÇÃO, pois precisamos acompanhar as atividades de execução do processo para alcançar as metas do mesmo.
Atividades são uma coleção de tarefas individuais (podem ser quebradas em partes menores), é a sincronização e a coordenação que fazem destas tarefas um processo de negócios.

A coordenação pode ser complexa (dificultosa) quando:

* Houver múltiplos passos
* Houver diversos laços (branches)
* Inter – relacionamento com indivíduos da mesma organização ou com ambiente externo.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *