By Salgado on 18th setembro

imagemW-CEVIUO WhatsApp possui hoje cerca de 500 milhões de usuários ativos, número que despertou o interesse de alguns gigantes do mundo da tecnologia, o que resultou na aquisição da empresa pelo Facebook em fevereiro deste ano por 16 bilhões de dólares. Atualmente, o serviço de troca de mensagens instantâneas tem como concorrentes serviços como o russo Telegram, o chinês WeChat e até mesmo uma versão nacional e independente chamada ZapZap.

Entre inúmeras facilidades que o WhatsApp traz para seus usuários, estão a possibilidade de compartilhar além de textos, imagens, áudios, vídeos, contatos e a localização. Porém, alguns detalhes ainda são pouco conhecidos em relação a um dos aplicativos mais populares do mundo. Um deles você já deve ter lido neste mesmo blog e diz respeito ao significado do double check que o aplicativo mostra quando você envia uma mensagem. Outro se refere às imagens compartilhadas no app.

Depois das mensagens de texto, o tipo de interação mais utilizado no WhatsApp é o compartilhamento de fotos. Ao invés de abrir o email, anexar os arquivos e digitar o endereço do destinatário, basta selecionar o contato no WhatsApp, clicar no botão de anexo e escolher o que compartilhar com seus contatos. O único problema é que o aplicativo comprime as imagens para que seu envio seja mais rápido. No mundo da tecnologia, quando falamos em comprimir arquivos falamos quase sempre em diminuir sua qualidade. Com o WhatsApp não é diferente.  Em um teste realizado pelo CEVIU, uma imagem com tamanho original de 1,5mb depois de compartilhada através do WhatsApp teve seu tamanho reduzido para 475kb, uma redução de praticamente 70% na qualidade da imagem.

TesteOriginal TesteWahts
Imagem original, com 1,5mb Imagem enviada pelo WhatsApp, com 478kb

Com uma diferença tão grande na qualidade das imagens, agora você já sabe porque quando tenta imprimir ou publicar alguma imagem compartilhada no WhatsApp o resultado não é aquele que você esperava. Procuramos em blogs e fóruns de todo o mundo alguma alternativa para que as fotos enviadas através do aplicativo não perdessem sua qualidade, porém, não encontramos nenhuma solução. Resta aos usuários do WhatsApp apelar para o bom e velho email quando foi enviar fotos que deseja manter sua qualidade original.

Autor: Salgado / CEVIU

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *