By Cleverson-santos on 2nd dezembro

Olá pessoas, tudo bem?

Estive um tempo fora por problemas técnicos, mas estou voltando a postar aqui no CEVIU Blog…
Vamos falar hoje um pouco sobre “Planejamento Estratégico”, afinal de contas sem ele não se pode nem pensar em iniciar um projeto ou qualquer trabalho que seja…

Todas as ações tomadas em todos os setores da organização precisam ser coordenadas para que funcionem em conjunto, isso exige um planejamento estratégico corporativo.

O que é um plano estratégico?
É o plano principal da organização, responsável por orientar todas as áreas e processos de negócios, da aos gerentes de projeto e aos donos do processo a base para as tomadas de decisão, deve conter metas e estratégias e as decisões dos gerentes devem servir a estas metas.
O plano não deve apenas ser seguido pelos gerentes, mas este deve ter participação ativa nos mesmos, o gerente além de um executor que faz com que as coisas aconteçam também precisa ser um estrategista.

Estratégia…
Meio usado para atingir o fim desejado e, além disso, é a ponte responsável por conectar o ambiente corporativo interno com o ambiente externo, ou seja, o que empresa precisa fazer internamente para estar competitiva externamente, estratégia é “pensar onde se esta hoje e o que temos que fazer para estar onde pretendemos estar amanhã”

Planejamento estratégico…
Processo de tomada de decisão que transfere a visão de longo prazo para as táticas do dia-a-dia (Onde estou agora e o que farei para chegar onde quero nos próximos cinco anos) também é um processo contínuo de avaliação, reavaliação e análise, fornece a todo o momento um direcionamento de para onde a empresa deve ir.

Processo de planejamento estratégico…
Para se ter um planejamento estratégico é necessário que a empresa tenha sua missão e valores claramente definidos.
*Estabelecer metas da empresa (para orientar as atividades)
*Analisar o ambiente (cenário econômico, mercado, cenário competitivo, regulamentos, ameaças)
*Considerar os recursos da empresa (pessoas, produtos e capacidade produtiva)
*Identificar ações que irão levar a empresa até suas metas
*Executar ações e monitorar o processo (a empresa faz o plano acontecer)

O planejamento estratégico é um processo dentro da empresa, mas nenhuma empresa seguirá um processo com passos definidos para criar um plano estratégico, a estratégia de um negócio é estabelecida de maneira criativa, fazendo com que o processo seja flexível, os passos acima são apenas uma orientação.

Estabelecer metas…
Ação que resulta em um ponto aonde se quer chegar, meta é indicativo de resultado, intenções gerais, meta também pode ser usada como um “impulsionador”, ou seja, uma empresa estabelece que em três anos ser um dos maiores fornecedores de serviço de TI no País, e/ou que até o final do próximo ano elevar em 15% os lucros da organização.

Metas podem ter seu foco voltado para…
1) Lucratividade
2) Crescimento de vendas
3) Aumento de participação de mercado (marketshare)
4) Contenção de riscos (operacionais)
5) Inovação
6) Reputação no mercado

Para se estabelecer metas é preciso…
1) Definir o negócio amplamente
2) As metas precisam ser mensuráveis (limitadas no tempo, ou seja, estabelecer um período para que as metas sejam alcançadas)

Analisar o ambiente da empresa…
É preciso identificar as formas macro ambientais:
Demográficas
Econômicas
Tecnológicas
Políticas
Legais
Sociais e
Culturais

É preciso identificar também os atores micro ambientais importantes:
Consumidores
Concorrentes
Canais de distribuição e
Fornecedores…

Estes afetam a habilidade de se obter lucro, por isso a organização deve estar sempre apta para rastrear tendências e desenvolvimentos importantes, com isso a gerência precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas e somente a partir daí a empresa poderá traçar suas estratégias, podendo utilizar algumas estratégias como:
***Análise PEST
***Matriz SWOT
***Modelo das cinco (5) forças de Porter

Este final é assunto para o próximo post pessoal…

Espero ter ajudado aos interessados por BPM/BPMN e quem quer estudar para a certificação da OMG…

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *