By Salgado on 6th janeiro

O início de ano é marcado no mercado de trabalho pela abertura de novas vagas, reajustes salariais e promoções. Tudo isto faz do mês de janeiro uma importante oportunidade para quem quer dar uma guinada na carreira. No que diz respeito à área de TI, que tem apresentado crescimento a cada ano, o cenário é ainda melhor. De acordo com projeções feitas por um conjunto de consultorias, o mercado de TI será um dos mais aquecidos em 2014.

Além de cargos para profissionais mais experientes, como especialistas em ERP por exemplo, o mercado também terá grande demanda para jovens talentos. É o que afirma Sandro Melo, professor e coordenador do curso de Redes de Computadores da BadTec, faculdade de TI que faz parte do Colégio Bandeirantes. Segundo ele, o profissional de TI precisa também se reinventar.

Apostando na manutenção do aquecimento do mercado de tecnologia, Melo elaborou uma lista com os 10 profissionais de TI que serão mais requisitados do mercado este ano. Confira:

1- Cloud computing e virtualização

A crescente demanda pela computação em nuvem vai fazer com que profissionais que dominem esta habilidade sejam cada vez mais procurados. O mesmo vale para aqueles que sejam capazes de virtualizar data centers e grandes sistemas.

2- Programação e desenvolvimento de apps

A popularização de smartphones e tablets fez com que o desenvolvimento de aplicativos crescesse muito nos últimos dois anos. Por conta disso, o profissional desenvolvedor de apps para plataformas móveis será muito procurado.

3 – Armazenamento de dados

Com a alta na procura de tantos serviços, as formas de armazenar dados devem ser reinventadas. Por conta disso, profissionais que dominem esta área poderão ter grandes oportunidades em 2014.

4- BI

A inteligência de dados hoje são muito mais valorizadas pelas empresas, o que torna os profissionais desta área importantes personagens do mundo da tecnologia em 2014.

5 – Big Data

Talvez um dos mais requisitados profissionais da atualidade e do futuro. Ter dados não estruturados e transformá-los em informação útil é um dos maiores desejos de milhares de empresas ao redor do mundo.


6- Mobilidade

Assim como os desenvolvedores de apps, os especialistas em mobilidade serão os responsáveis por pensar, entender e criar gadgets que tornem a vida das pessoas cada vez mais prática.

7- IPv6

Aumentar as opções dentro da internet. O profissional de IPv6 tem um importante papel no que diz respeito ao aumentar os limites da internet. Por conta disso, também será um importante profissional em 2014.

8- Segurança

Quanto mais informação, quanto mais importantes os dados na internet, maior a demanda por segurança. É isso que faz do profissional de segurança extremamente importante.

9- Soft Skills

Por se tratar de um setor com diferentes profissionais, projetos de TI precisam que os membros da equipe tenham facilidade e competência para trabalhar em grupo. O profissional especializado em adequar isto a um ambiente tem tudo para brilhar em 2014.


10- Inglês

Mais do que nunca o domínio do inglês é essencial. Não só para a relação com outros profissionais e clientes, mas também para o uso e conhecimento de novas tecnologias e habilidades.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *