By Salgado on 16th maio

Se você procurar no dicionário alguma palavra desconhecida ou que você tenha dúvidas a respeito do seu significado, provavelmente encontrará o que procura. Isto se aplica a maioria das palavras e expressões que utilizamos em nossa vida, porém, algumas delas têm um sentido muito maior do que um dicionário pode nos mostrar. Você sabe a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade?  Se você não sabe o que é, vamos tentar explicar da forma mais clara e objetiva possível, se sabe, contribua com comentários que enriqueçam este conteúdo.

De acordo com alguns autores de livros sobre administração, economia e comunicação, a eficiência consiste em fazer alguma coisa da maneira certa. Ter um dever ou obrigação e fazê-lo da forma correta. Uma pessoa eficiente é uma pessoa que, diante de uma determinada circunstância, é capaz de exercer aquilo que lhe é proposto.

Já a eficácia diz respeito a coisa certa a ser feita. A eficácia está relacionada ao processo de escolha, de tomada de decisão. Enquanto a eficiência está ligada em como as coisas devem ser feitas, a eficácia refere-se ao resultado deste processo. Segundo Paulo Sandroni, mestre em economia e professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade de Economia e Administração da PUC-SP, “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Uma pessoa eficaz é aquela que não só faz algo da maneira certa, mas se preocupa com os resultados, independente do esforço e tempo que isso pode levar.

Depois de entender o significado e a relação existente entre eficiência e eficácia, fica mais fácil falar sobre efetividade, o que não quer dizer que seja um conceito simples. Entre eficiência, eficácia e efetividade, o último dos três termos é o mais complexo. Enquanto a eficiência consiste na condição e aptidão para a realização de uma tarefa, a eficácia em alcançar os objetivos, a efetividade é a satisfação, o sucesso na prática do que é feito. Simplificando, ser efetivo é realizar aquilo que foi feito (eficiência) da maneira certa (eficácia).

Apesar da relação interessante existente entre estes termos, é importante ressaltar que nem sempre elas dependem umas das outras. É possível ser eficaz sem ser eficiente, por exemplo. Mesmo com estas possibilidades, busque sempre aliar eficiência, eficácia e efetividade. Você só tem a ganhar com isto.

10 Comments So Far

  1. Gostaria, antes de mais nada, de parabenizar pela definição dos termos em pauta, pois, ajudou-me a abstrair e compreender as características de cada termo abordado especificamente.

  2. Adorei!Meu professor de RH pegava muito nesse conceito de eficiência e eficácia, no dia da prova ele me deu os parabéns por ter respondido dessa maneira q você explicou na minha prova.

  3. Gostei muito da definição de vocês, parabéns. Eu estava procurando eficiência e eficácia apenas. Mas vocês foram mais além, foram, no fim, efetivos em sua intenção xD

  4. O correto no penúltimo parágrafo não seria:

    Simplificando, ser efetivo é realizar aquilo que foi feito (eficácia) da maneira certa (eficiência).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *