By Salgado on 1st setembro

comida2-CEVIUNutrição adequada é fundamental para um desempenho ideal em todos os aspectos da vida diária, incluindo o trabalho.

Se você trabalha 8 horas por dia, provavelmente se alimenta ou já se alimentou de almoços e lanches gordurosos e com excesso de carboidratos, como massas, sanduíches carregados com queijo e maionese, ou às vezes produtos industrializados como biscoitos, chips, refrigerantes e tantos outros. Alguns escritórios chegam a oferecer alimentos estimulantes como refrigerante e café, mas dificilmente você encontrará algum que disponibilize aos empregados uma vitamina ou suco natural.

Na contramão da praticidade que estes alimentos proporcionam para nós, eles são altamente prejudiciais à saúde se consumidos frequentemente.

Estudos comprovam que se você comer de forma saudável durante a jornada de trabalho, você pode aumentar o seu foco e sua energia nas tarefas diárias. Para que você não se torne refém deste tipo de alimentação, separamos algumas dicas de Kaitlin Louie, consultora em alimentação e autora do livro “Juice Fasting: Reboot Your Body” que podem ajudá-lo a vencer os vícios que a “comida fácil” traz:

Coma vegetais de folhas verdes. Vegetais de folhas verdes são alguns dos alimentos mais saudáveis ​​que você pode comer. Eles ajudam a retardar a digestão de carboidratos ricos em amido – tanto refinados e não refinados. Quando a digestão desses carboidratos é retardada, que seu cérebro e os músculos podem usá-los mais facilmente como energia, e seu corpo não precisa liberar muita insulina para armazenar o excesso de glicose que circula em sua corrente sanguínea. Além disso, verduras contêm compostos que podem desempenhar um papel importante na luta contra diversos tipos de câncer, aumentando o seu estado de espírito e protegendo contra várias doenças, tais como doenças cardíacas e diabetes.

Obtenha ferro suficiente. O ferro é essencial para a energia, uma vez que é um componente principal de hemoglobina, a proteína que transporta o oxigênio no interior das células vermelhas do sangue para diferentes partes do corpo. A deficiência de ferro tem sido associada à diminuição da função cognitiva em adultos e crianças. Em vez de tomar suplementos, tente adicionar mais alimentos ricos em ferro em sua dieta, como carne magra, carne de frango, feijão, legumes e vegetais verdes escuros.

Coma gorduras saudáveis​. De acordo com o Los Angeles Times, ácidos graxos como o ômega-3  são essenciais para bom funcionamento do cérebro e regulação do humor. Segundo a revista Health, deficiências em ômega-3 podem contribuir para a prevalência de casos de depressão. O ômega-3 pode ser encontrado em alimentos como peixes, sementes de linhaça ou nozes.

Não exagere na cafeína. Enquanto pequenas quantidades de cafeína podem aumentar o seu estado de alerta e o metabolismo, ele também pode aumentar a sua agressividade, de acordo com matéria publicada na revista Forbes. Além disso, um estudo da Johns Hopkins Medical School – EUA, descobriu que o aumento do desempenho cognitivo experimentado após o consumo de cafeína é geralmente uma ilusão. Em outras palavras, tomar café em excesso não vai fazer com que você produza mais em seu trabalho.

Este artigo é uma adaptação da versão publicada no blog da CareerBuilder, grupo do qual o Portal CEVIU faz parte.

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