By Salgado on 21st janeiro

Muito se ouve a respeito dos caixas eletrônicos espalhados por todo mundo. Especificamente no Brasil, o que mais se vê são as constantes explosões feitas por bandidos que querem o dinheiro que fica armazenado nestes aparelhos. O que talvez você não saiba é que 95% dos caixas eletrônicos do mundo tem como sistema operacional o Windows XP.

O número foi divulgado pela NCR, companhia americana especializada em terminais financeiros. Estima-se que apenas nos Estados Unidos sejam mais de 400 mil caixas eletrônicos equipados com Windows XP. Usar o XP em si não é um problema. A questão é que no dia 8 de abril a Microsoft encerrará oficialmente o suporte à versão do Windows que equipa praticamente todos os caixas eletrônicos do mundo.

No Brasil, apesar de não existirem dados oficiais, estima-se que os números sejam parecidos uma vez que os caixas eletrônicos são praticamente iguais em qualquer parte do planeta. Por aqui, somente o Banco do Brasil utiliza oficialmente outro sistema, no caso o Linux.

O grande problema é que os bancos não tratam como prioridade a migração destes sistemas. Isto porque, é um processo custoso, que envolve a aquisição de licenças e o treinamento de equipes de TI. Pelo menos nos Estados Unidos alguns bancos já se movimentam para fazer a mudança. Ao que tudo indica, tanto lá quanto aqui o próximo sistema a operar nos caixas eletrônicos será o Windows 7.  Com informações de Tecnoblog.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *