By Salgado on 7th julho

O cerco ao péssimo atendimento característico de prestadores de serviços como operadoras de telefonia celular, internet e TV por assinatura está se fechando. A Anatel coloca em vigor amanhã um regulamento que faz com que as operadoras sejam obrigadas a cancelar serviços pela internet ou atendimento eletrônico.

A Resolução nº 632 datada do dia 7 de março deste ano, tem como objetivo melhorar o tratamento dos prestadores de serviços citados aos seus clientes. A medida se deu pelo excesso de reclamações dos consumidores quando é preciso cancelar algum serviço de telefonia, TV a cabo ou internet. Na maioria das vezes é preciso conversar com vários atendentes até que o serviço seja finalmente cancelado.

Com a nova resolução, a ideia não é só evitar que o usuários seja obrigado a conversar com diversos atendentes. A ideia é que uma gravação ofereça a ele a opção de cancelamento. Por exemplo, a pessoa liga para a operadora de TV por assinatura e para cancelar o serviço deve apertar o a tecla X para isto.

Quem já ficou revoltado também quando “misteriosamente” a ligação cai, pode ficar tranquilo. Agora as operadoras serão obrigadas a retornar a chamada, e não o contrário. A opção de encerrar um serviço pelo site da operadora também é uma das alternativas propostas pela Resolução 632.

Outros fatores importantes em relação à resolução dizem respeito aos prazos. De acordo com a Anatel, o prazo de cancelamento não poderá ser maior que 48 horas após a solicitação. Neste intervalo cabe a operadora entrar em contato com o usuário para tentar reverter o cancelamento através de ofertas e promoções.

Confira a seguir algumas das maiores mudanças que passam a valer amanhã com a Resolução nº 632:

As operadores devem ser transparentes em relação às condições dos serviços prestados no ato de sua contratação. Cláusulas especiais, prazos, multas entre outras coisas devem estar explícitas no contrato.

Carga para celular pré-pago não poderá ter validade menor que 30 dias. Promoções também não poderão ser mais específicas para usuários novos. Todas as promoções nas recargas deverão valer para qualquer usuário.

Consumidores com dúvidas em relação deverão ter a revisão de suas contas em até 30 dias pelas operadoras. Caso isto não aconteça, a empresa deverá corrigir o pagamento automaticamente ou devolver o valor – caso já tenha sido pago pelo usuário – em dobro.

Agora resta saber se a Anatel irá fiscalizar o cumprimento da nova resolução. Se sim, será um enorme passo para quem já se acostumou a passar horas estressantes ao telefone com prestadores de serviços.

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