By Salgado on 17th março

No ano passado, Vivo, Tim, Claro e Oi trabalharam em conjunto para a criação de um banco de dados único para identificar dispositivos móveis. Este banco seria criado para que a Anatel pudesse bloquear o uso de celulares não homologados por ela. Estima-se que a venda de celulares não homologados seja responsável por um rombo milionário nas operadoras. Eis que o plano de 2013 virou realidade e o sistema começa a funcionar já na próxima semana.

Batizado de “Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos”, o sistema vai bloquear celulares que não são homologados pela Agencia Nacional de Telecomunicações. Apesar de iniciar suas atividades já na semana que vem, o SIGA como é chamado, primeiro fará apenas o registro dos celulares em atividade no Brasil. Somente em setembro estes aparelhos devem ser bloqueados.

O SIGA funciona através do código único que cada aparelho tem chamado IMEI. Ao se conectar às redes das quatro operadoras, Claro, Oi, TIM e Vivo, o aparelho enviará este código para as operadoras que vai registrá-lo no banco de dados. A Anatel afirma que os aparelhos não homologados já em uso não serão bloqueados. Somente aqueles comprados a partir de setembro vão ter suas atividades primárias – ligar e enviar SMS – interrompidas. Além disso, a agência afirma que o bloqueio não ocorrerá de um dia para o outro, mas através de avisos e notificações que o usuário receberá.

A dúvida em relação ao SIGA é o que vai acontecer com que compra aparelhos no exterior. Por exemplo, como a Anatel saberá diferenciar um celular xingling de um iPhone 5C ou 5S trazido de fora? De acordo com o sindicato de operadoras de telefonia móvel, o SindiTelebrasil, o usuário poderá ir até uma prestadora de serviço tratar do assunto, uma vez que o objetivo da Anatel não é bloquear o uso de aparelhos importados e sim de celulares falsificados.

Além de polêmico, resta saber se a Anatel será capaz de fazer este sistema funcionar sem brechas.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *