By Salgado on 28th junho

Um dos mais famosos e certamente o mais lendário dos videogames completou ontem 40 anos. O Atari, criado pela empresa de mesmo nome em 1972 marcou época através do seu jogo Pong. Em 1976 a empresa foi vendida para a Warner Communications e já no ano seguinte deu início à produção comercial do Atari 2600.

O Atari 2600 foi o responsável por fazer pelos videogames o que os PCs fizeram pelos computadores: torná-los domésticos. Para jogar o Pong, era preciso ir a bares e lanchonetes que tivessem o equipamento instalado nos fliperamas. Além do Pong, outras centenas de jogos clássicos marcaram época. Pac Man, Enduro, Bobby is going Home, Atari Footbal, Montezuma Revenge e Pitfall são alguns deles.

Infelizmente, no fim da década de 1980 e início da 1990, empresas como a Nintendo e a Sony inundaram o mercado com novos consoles e uma imensa variedade de jogos, fazendo com que o Atari perdesse muito  mercado. Com isto, a empresa parou de fabricar consoles e permaneceu por muito tempo produzindo jogos. Hoje é possível baixá-los na App Store da Apple e em sites como o Jogos de Atari.

Confira abaixo o vídeo de uma campanha do Atari estrelada por Pelé no início dos anos 1980:

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *