By Salgado on 27th fevereiro

Provavelmente você viu na timeline do seu Facebook, Twitter ou Instagram a foto de um vestido. Desde ontem quando o site Buzzfeed publicou a foto de um vestido preto e azul – exatamente, ele é preto e azul – em um post, milhares de internautas do mundo inteiro passaram a comentar e compartilhar a imagem já que para muitos deles trata-se de um vestido branco e dourado.

Vestt
A bem da verdade é que o vestido é sem dúvida azul e preto. Porém, existe uma explicação científica que explica porque tanta gente vê a peça nas cores branco e dourado. Trata-se de um fenômeno chamado “ilusão de luminosidade”. Para entendê-lo, observe bem a imagem abaixo:

Foto1

Na imagem acima, os quadrados A e B são 100% da mesma cor. O que faz com que o nosso cérebro veja cores diferentes é que um dos quadrados esta menos iluminado que o outro. Quando isso acontece, entra em ação a “constância de luminosidade”, que permite que nossa visão forme imagens a partir de um “todo”.

Repare novamente no vestido, com diferentes graus de saturação da imagem.

Foto2

Observe que ao lado do vestido, vemos primeiro um fundo mais iluminado e com menos contraste, em seguida menos iluminado e com mais contraste, e depois com iluminação e contrastes parecidos. Esta é a forma mais simples de explicar este fenômeno.

A viralização da imagem deste vestido foi tão grande que seu post original no BuzzFeed teve mais de 20 milhões de acessos em poucas horas, fazendo com que os servidores do site apresentassem instabilidades. Além disso, marcas como Sony, Victoria´s Secret, Amazon, Microsoft entre outras pegaram carona e também mencionaram o polêmico vestido.

Não importa a cor que você vê no vestido, o que ninguém esperava é que a cor de uma peça de roupa mobilizasse tanta gente ao redor do mundo.

Autor: Salgado / CEVIU

 

 

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