By Salgado on 5th novembro

1430721291515

Em tempos de crise, o desemprego tem assombrado muita gente Brasil afora. Diante deste cenário, a chance de participar de uma entrevista de emprego é cada vez mais rara, e quando acontece, é preciso estar muito bem preparado.

O site Business Insider listou alguns detalhes que você não imaginava que fariam diferença na sua contratação.

1- Horário

Quanto mais longe do fim do dia, maiores suas chances. Segundo o site Glassdor, no fim do dia os recrutadores estão cansados e talvez já estejam inclinados a contratar um candidato entrevistado em outra parte do dia. Horários como 10:30, 11:00 da manhã são considerados os melhores uma vez que representam a parte mais produtiva de um dia de trabalho.

2- As condições climáticas

No Canadá, uma pesquisa feita pela Universidade de Toronto revelou que candidatos entrevistados em dias ensolarados foram mais bem avaliados do que aqueles que se apresentaram em dias nublados ou de chuva.

3- O horário de chegada

Obviamente que chegar atrasado em uma entrevista de emprego deve ser evitado ao máximo. A novidade, porém, é que chegar muito cedo também pode ser um ponto negativo. Segundo a especialista em ambiente de trabalho Lynn Taylor, chegar meia hora antes da entrevista pode transparecer que você é uma pessoa ansiosa. O ideal é chegar alguns minutos antes da hora marcada.

4- Muitas entrevistas no mesmo dia

Apesar de não ser possível ter acesso à agenda do recrutador, quanto menos concorrência no mesmo dia, melhor. Isto porque inconscientemente, os recrutadores comparam os candidatos entre si, principalmente quando as entrevistas ocorrem umas próximas das outras.

5- O aperto de mão

Pode parecer bobagem, mas um aperto de mão firme transmite confiança. Se você cumprimentar o recrutador com a mão fraca, pode parecer desanimado ou sem confiança.

6- Recuse o cafézinho

Mesmo se o recrutador oferecer um café, é de bom grado recusá-lo. Isto porque os profissionais destinados à tarefa de contratar novos talentos não querem gastar um segundo a mais neste processo.

7- A cor da roupa

Uma pesquisa da CareerBuilder mostrou que na hora de uma entrevista de emprego as cores sólidas são as mais bem vistas pelos recrutadores. Azul, preto, cinza e marrom são as mais bem avaliadas, com destaque para azul e preto.

Autor: Salgado / CEVIU

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *