By Salgado on 26th fevereiro

Depois de ver o Viber bater recorde de downloads no iTunes, dias depois de sua aquisição pelo Facebook o WhatsApp também tem um novo concorrente para se preocupar. Da mesma forma que aconteceu com o israelense Viber, o russo Telegram viu o número de downloads do aplicativo subir de repente graças a instabilidade apresentada pelo WhatsApp no final de semana.

O Telegram tem um design muito parecido o concorrente famoso e sua usabilidade é praticamente a mesma. Talvez sua aparência possa ter contribuído com os 4,95 milhões de downloads em apenas um dia. Não bastasse isto, o Telegram ficou em primeiro lugar na lista dos apps mais baixados da App Store. Soma-se a isto o fato de que o app russo não cobra nada de seus usuários, ao contrário da anuidade do WhatsApp. Recentemente uma pesquisa mostrou que muitos usuários migraram de plataforma com a notícia da compra do WhatsApp pelo Facebook, o que aumentou a desconfiança dos usuários em relação a novas cobranças e também inserção de anúncios nas conversas.

Um dos segredos da simpatia que os usuários têm pelo Telegram está no fato dele ser open source. Seus criadores acreditam que ele seja o app de troca de mensagens instantâneas mais seguro do mundo. A confiança dos russos no sucesso da criptografia criada por eles é tanta que oferecem uma premiação de 200 mil dólares para quem conseguir quebrá-la.

Talvez ainda não tenha chegado a hora da decadência do WhatsApp, se é que ela está para chegar. Porém, com os esforços feitos por Viber e pelo sucesso mesmo que momentâneo do Telegram, é bom Mark Zuckerberg abrir o olho.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *