By Salgado on 6th abril

ar_post-2026

É normal você trabalhar e sempre pensar em quanto tempo falta para o final de semana. Afinal, por mais que você ame seu trabalho, é no sábado e no domingo que você tem mais tempo para dedicar ao lazer, descanso etc. Porém, quando o tempo que você passa no trabalho começa a afetar seu bem-estar físico e mental, é sinal que alguma coisa não anda bem.

Todos os dias, milhões de pessoas se levantam para ir ao trabalho. Algumas delas têm sorte de ir para um trabalho que amam, porém outros enfrentam esta rotina como um grande desafio. O resultado é que ao longo do tempo isto poderá causar um grande impacto sobre sua saúde. Conheça alguns deles:

  1. Aumento do risco de doenças

Você se sentiu como se você tivesse mais resfriados do que o habitual no inverno passado? Todo o stress de um trabalho que você odeia pode afetar o seu sistema imunológico. Acrescente a isso a crises repentinas de estresse agudo e é provável que você atinja a nada agradável marca de ter algumas doenças por ano. Além disso, um escritório é prato cheio para a proliferação de doenças, basta lembrar que um teclado pode ter até cinco vezes mais bactérias do que um banheiro por exemplo.

  1. Ganho de peso

Passar horas sentado em uma mesa todos os dias é quase um atestado de que você irá ganhar peso, mesmo se você se exercita.  A impaciência e a ansiedade de quem trabalha em um lugar onde não está feliz, fazem com que você coma mais do que o habitual. Para evitar isso, o ideal é fechar a boca e criar o hábito de se levantar e mover-se durante o expediente.

  1. Envelhecimento precoce

Estudos mostram que doenças crônicas geralmente associadas com a idade aparecem mais cedo em pessoas que estão sobrecarregados e têm dificuldade em separar os problemas do trabalho e da vida pessoal. Além disso, ficar sentado por longos períodos aumenta o risco de doenças cardíacas e câncer. Se você fica de pé muito tempo isto também é um problema já que pode causar problemas nas costas, fadiga e cãibras nas pernas. A dica é mudar de posição sempre que puder.

  1. Depressão e ansiedade

O estresse de estar em um lugar que você odeia por 8-10 horas por dia, cinco ou seis dias por semana, pode tomar um pesadelo para sua saúde mental. Estudos mostraram que níveis elevados de stress podem resultar no aumento da ansiedade e depressão tanto em homens como em mulheres, especialmente quando a tensão é constante.

  1. Asma

Uma coisa que a maioria das pessoas não pensam muito é sobre a qualidade do ar onde trabalham. Especialmente em pequenas empresas, a qualidade do ar pode ser muito baixa. Em escritório, o ar dentro pode realmente ser mais sujo do que o ar exterior, o que pode desencadear em coceira nos olhos, dor de garganta, tonturas, dores de cabeça e até asma. A solução é manter o ar sempre higienizado e se possível trabalhar mais tempo com as janelas abertas.

Autor: Salgado / CEVIU
Fonte: CareerBuilder

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *