By Salgado on 9th outubro

Enquanto no ramos dos smartphones a Samsung vive de alternar o posto de maior fabricante do mundo com a Apple – atualmente a empresa sul coreana ocupa a primeira posição, posto que pode sofrer mudanças com a chegada do iPhone 5C – em outras áreas da tecnologia ela reina soberana. Criada em 1938 por Lee Byung-Chul na Coréia do Sul como uma pequena loja que exportava produtos, produzia açúcar e depois passou a vender também seguros,  somente em 1969 passou a produzir tecnologia com a criação da Samsung Eletronics, que fabricava televisores. E é neste ramo que ela é cada vez mais soberana.

Mesmo já tendo produzido motores de avião, atuado na indústria naval, ser dona de um time de futebol, patrocinadora de outros, produtora de componentes para computadores, aparelhos médicos, smartphones, geladeiras, entre outros, a empresa que tem faturamento anual que a colocaria como o 35º país mais rico do mundo parece não ter concorrentes no que diz respeito à produção de TVs. Se nos anos 1990 o mercado era dominado por empresas como Panasonic, Philips, Sony e Sharp, hoje elas dividem o mercado com mais um concorrente de respeito, a Samsung.

                                                                                                     Samsung em 1938

Atualmente, 87% das TVs vendidas no mundo são de LCD. Tendo em vista este número, a Samsung é responsável por 27,7% do mercado, contra 15% da LG, a vice líder do segmento. Enquanto isso, Panasonic, Sony e Sharp possuem 6%, 7,8% e 5,4% do mercado respectivamente. A Philips entra na fatia do “outros” do ranking divulgado pelo site Rample. Vale lembrar que a Samsung se destaca não só pela produção destes televisores, mas também pela inovação que muitos deles trazem. Frequentemente a empresa registra patentes de invenções que em sequência são adotados em seus produtos. Até mesmo a Apple, sua maior concorrente geral depende de processadores produzidos pela Samsung para o desenvolvimento de seus aparelhos, o que ilustra a importância da empresa sul coreana na tecnologia que tanto facilita as nossas vidas.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *