By Salgado on 11th abril

Você já ouviu falar em “like-baiting”? O termo é usado para dar nome a uma técnica onde páginas e usuários do Facebook usam com má fé as formas de interação permitidas na rede social para ganhar audiência. A “isca de curtidas” (em português) está com os dias contados no Facebook.

A maior rede social do mundo mudou seu feed de notícias de forma que conteúdos considerados spam pelos usuários apareçam cada vez menos para eles. Entre eles, destacam-se as postagens like-baiting. Como o Facebook leva em conta o número de interações com uma postagem, tornou-se comum encontrar publicações com, por exemplo, a foto de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi e na descrição um pedido de “Curta” para quem prefere o português e “Compartilhe” para quem acha melhor o argentino. Com isso, as pessoas interagem com a publicação com o intuito de votarem, mas acabam impulsionando a publicação.

O Facebook mudou seu algoritmo de forma a penalizar este tipo de postagem. A partir de agora páginas que publicam fotos repetidamente ou que levam o usuário para sites com muitos anúncios serão penalizadas. Esta é mais uma mudança relevante do Facebook em relação às publicações. Recentemente a rede social diminuiu o alcance orgânico de suas publicações, incentivando assim o patrocínio de postagens. Apesar da medida contra o “Curta x Compartilhe” ser boa, resta saber até onde a maior rede social do mundo vai em busca do aumento de sua receita.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *