By Salgado on 23rd janeiro

Pesquisadores da Alcatel-Lucent e BT, empresas de telecomunicações da França, conseguiram bater o recorde de velocidade de conexão na internet. Em um teste realizado no Reino Unido, o time conseguiu transmitir dados a 1,4 Tb/s através de cabos de fibra ótica.

Com tal velocidade é possível, por exemplo, baixar quase 50 filmes de 4 GB cada, ou assistir 27 horas de filmes no Netflix em resolução 4K. A comparação foi feita pelo sempre competente Tecnoblog. Além da incrível velocidade atingida pelos franceses, a Coreia do Sul divulgou esta semana que está fazendo testes com a internet 5G, que promete baixar 800 MB por segundo.

Para chegar à velocidade assustadora, a equipe de pesquisadores criaram uma tecnologia batizada de Flexgrid e a colocaram para funcionar nos cabos de fibra ótica que já existiam no Reino Unido. Desta forma, não foi preciso gastar fortunas para conseguir o resultado. O Flexigrid faz com que vários canais de transmissão passem pelo mesmo cabo o que permitiu que a velocidade de 1,4 Tb/s fosse alcançada.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *