By Salgado on 19th dezembro

Além de 2014 ser o ano da Copa, ele pode ser um importante ano para quem já passou raiva para recarregar a bateria de seus gadgets. A International Electrotechnical Commission (IEC) anunciou uma proposta para a criação de um carregador universal de laptops. Este mesmo instituto foi o responsável por estabelecer a porta Micro USB como padrão de celulares.

Se tudo der certo, em 2014 já teremos um padrão global de carregadores de laptop. Se não fosse o IEC, hoje em dia ainda teríamos problemas para conseguir um carregador para os celulares. Graças a ele, você tem o cabo que encaixa em uma ponta do seu aparelho e na outra ponta é a entrada USB. Além disso, um carregador de uma determinada marca serve para quase todos os seus aparelhos, diferente do que era anteriormente.

Ao contrário do que se pode imaginar, a ideia do IEC não tem como base principal dar mais praticidade às nossas vidas e sim diminuir a quantidade de lixo eletrônico produzido anualmente. Milhares de toneladas são geradas todos os anos e não têm mais onde ser despejadas. Com a ideia de padronizar os carregadores, as fabricantes poderão, por exemplo, baratear o custo de um notebook pelo fato dele vir sem carregador uma vez que você poderá reaproveitar um mesmo que já usou em outro gadget.

Além da Copa, vale a pena torcer para que o IEC consigo colocar em prática sua ideia. Todos vamos ganhar com isso.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *