By Salgado on 24th setembro

O governo iraniano anunciou através de um comunicado feito na TV que bloqueou o acesso ao Google e Gmail no país. A medida dá sequência a uma série de medidas do governo local que visam retirar completamente a internet do país. Os iranianos já não podem acessar sites como Facebook e YouTube por exemplo. O ministro das comunicações local informou que o país trabalha em um projeto chamado de “Rede Nacional da Informação”, que servirá como substituta para a internet.

De acordo com fontes ligadas ao país, o Irã deve ter 100% do seu acesso à internet interrompido até março de 2013. Um dos motivos que pode ter apressado o governo iraniano foi o ataque do Stuxnet, worm que afetou usinas nucleares do país, que segundo as autoridades locais teria sido planejado por Estados Unidos e Israel.

Atualmente, ainda é possível acessar sites bloqueados no país graças a VPNs, porém, se o acesso à internet no Irã for retirada por completo, nem através delas será possível se conectar ao mundo. Caso se concretize o plano do governo, o Irã será o primeiro país do mundo a ter seu acesso à internet totalmente bloqueado.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *