By Salgado on 23rd abril

Especializada em medições na internet, a Akamai divulgou hoje um relatório sobre a internet mundial. O relatório refere-se ao último trimestre de 2013 e traz entre outros dados, a comparação da velocidade da banda larga entre diversos países. E é aí que o Brasil passa vergonha.

De acordo com o ranking elaborado pela Akamai, a velocidade média da internet no mundo é de 3,8 Mb/s. Como já era de se esperar, a Coreia do Sul aparece na primeira posição da lista com uma média de 21,9 Mb/s seguida do Japão com 12,8 Mb/s. Em seguida aparecem países como a Holanda, Hong Kong, Suíça, República Checa, Suécia, Letônia, Irlanda e Estados Unidos, todos eles com médias que variam entre 10,0 Mb/s e 12,4 Mb/s.

Na outra ponta do ranking, aparece o Brasil. É verdade que não estamos nas 10 últimas posições, mas conseguimos a proeza de ter uma internet com velocidade média menor que a de “potências” como Iraque e Azerbaijão. Com média de 2,7 Mb/s, estamos atrás do Iraque com 2,9 Mb/s e Azerbaijão com 2,8 Mb/s. Se quiser mais um exemplo, também estamos atrás do Cazaquistão com 3,9 Mb/s.

Apesar de não ser fácil duvidar da posição do Brasil no ranking, vale lembrar que as dimensões territoriais do país podem fazer com que a média da velocidade das conexões seja puxada para baixo, uma vez que fora das capitais a velocidade de conexão realmente pode ser baixa. Mesmo assim, um país que está prestes a receber uma Copa do Mundo e Jogos Olímpicos não poderia se acomodar diante do que vimos neste relatório.

Para conferir todo o relatório, acesse: http://www.akamai.com/stateoftheinternet/

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *