By Salgado on 10th janeiro

A AT&T, maior operadora de telefonia dos Estados Unidos inaugurou um serviço que promete revolucionar a maneira como acessamos a internet. Batizado de Sponsored Data (Dados Patrocinados), o serviço baseia-se no subsídio do tráfego da internet a partir das empresas. Em português claro, as empresas bancam o acesso a internet por parte dos consumidores.

De acordo com o Wall Street Journal, a ideia é fazer com que conteúdos relevantes para a AT&T tenham seu acesso facilitado. O serviço funciona da seguinte forma: o usuário paga a mensalidade normal para o uso da internet. Porém, parte deste valor passa a ser pago pela operadora desde que alguma empresa “patrocine” algum site ou serviço de seu interesse. Para citar como exemplo, seria como se o Netflix liberasse o acesso a uma nova série e para ter maior impacto, arcaria com parte do valor pago pelo acesso dos internautas.

No Brasil, Claro e TIM oferecem um serviço relativamente semelhante. Elas permitem o acesso gratuito de seus clientes à algumas redes sociais como Twitter e Facebook. Porém, neste caso as redes sociais em questão não tem ligação com as operadoras que disponibilizam o serviço.

No caso da AT&T, já existem três empresas participando do novo programa. Uma seguradora que permitirá acesso dos clientes à sites e aplicativos sobre saúde, uma empresa de marketing e uma de serviços na nuvem. Ainda é difícil saber se a ideia será bem sucedida, mas o serviço é bem interessante.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *