By Salgado on 27th maio

Os usuários da Apple na Austrália estão enfrentando uma onda de sequestros que tem deixado muita gente assustada. Desde ontem (26) centenas de usuários da empresa estão encontrando seus iPhones, iPads, notebooks e desktops bloqueados ao tentarem acessá-los.

De acordo com o site ZDNet, ao tentar acessar seus dispositivos eles encontram o aparelho bloqueado através do “Find My iPhone” com a seguinte mensagem: “Equipamento haqueado por Oleg Plis”. Além disso, o texto ainda diz que para ter o aparelho “de volta” é preciso realizar o pagamento de 100 dólares.

Duas das principais operadoras de telefonia que atuam na Austrália, Vodafome e Optus, informaram que tem recebido ligações de diversos clientes com o problema. Ainda de acordo com o ZDNet,  a empresa britânica de segurança Sophos fez alguns testes e afirmou que o problema não está relacionado a um software malicioso instalado nos aparelhos. Segundo a empresa, a probabilidade maior seja que senhas do iCloud possam ter sido roubadas possibilitando assim o bloqueio remoto dos aparelhos. Até o momento a única recomendação dada pelas operadoras é a troca de senha da conta do usuário no serviço.

A apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.

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