By Salgado on 28th julho

Pierre Cohen é um profissional de sistemas que encontrou uma forma curiosa de fazer com que a prefeitura da cidade de Toulouse, no sul da França economizasse. Em 2011, Cohen deu início a um processo que resultaria em uma economia milionária.

Durante seu primeiro ano na prefeitura, Cohen iniciou a substituição dos softwares de 10 mil servidores. Serviços, aplicativos, páginas e todos os outros sistemas da prefeitura passaram a ser arquitetadas com linguagens Lamp – Linux, Apache, MySQL e PHP. Tudo isto fez com que a economia gerada chegasse a milhares de euros.

A grande cartada de Cohen porém veio depois da adoção das linguagens Lamp. Ele fez com que toda a estrutura da prefeitura de Toulouse trocasse o pacote Office da Microsoft pelo LibreOffice, alternativa aberta para o software norte-americano. Atualmente 90% dos sistemas operados na prefeitura da cidade francesa são baseados em softwares livres.

Segundo Cohen, o custo da transição foi de 800 mil Euros, o que serviu entre outras coisas para ajustar o orçamento da TI no país sem demitir pessoas.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *