By Salgado on 5th fevereiro

redeDepois de quase 10 anos no ar, as redes 3G no Brasil frequentemente ficam congestionadas, fazendo com que a velocidade de conexão seja muito comprometida. Isto é resultado da alta demanda pelo serviço, que cresce a cada dia.

Na contramão do que acontece com o sistema 3G, as redes 4G ainda possuem poucos usuários e por conta disso apresentam desempenho melhor. Além da velocidade muito mais rápida, o fato de não ter suas redes congestionadas permite que as operadoras entreguem internet de qualidade aos usuários do sistema 4G. Porém, uma pesquisa da Amdocs mostrou que isto não vai durar muito tempo, no máximo dois ou três anos.

A Amdocs verificou que o crescimento da demanda pela rede 4G cresce a medida que novos aparelhos que oferecem a tecnologia são disponibilizados no mercado. O uso de redes móveis cresce 42,5% ao ano e para piorar apenas 20% dos locais com acesso à estas redes concentram 80% do tráfego.

Para dar conta da demanda, além de aumentar a capacidade da rede 4G, as operadoras precisariam investir também em hotspots Wi-Fi, como já faz a Oi e Claro. Desta forma, em alguns pontos públicos os usuários deixam de usar a rede móvel e passam a usar o Wi-Fi.

O estudo completo da Amdocs pode ser encontrado aqui.

Autor: Salgado / CEVIU

Via Tecnoblog

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *