By Salgado on 17th novembro

bullying

Quando você é o alvo de uma intimidação no trabalho, você precisa de tomar medidas para lidar com esta situação, mantendo a sua postura e profissionalismo.

Seria ótimo se todos no escritório se dessem bem, mas infelizmente essa não é a realidade. Um funcionário valentão, sem espírito de equipe e humildade pode derrubar a moral no local de trabalho e prejudicar a produtividade de todos. Mais de um quarto – 27% – dos adultos pesquisados pelo Workplace Bullying Institute afirmaram já terem sido vítimas de comportamentos abusivos no trabalho, e 21%  já testemunharam isso. Além disso, em 48% dos casos de bullying no trabalho, o agressor era um gestor de nível superior.

Infelizmente não há nenhuma maneira fácil de lidar com este tipo de situação no escritório. Porém, se isto acontece, é preciso tomar medidas para lidar com a situação, mantendo a postura e o profissionalismo.

Para facilitar este processo, fique atento às dicas a seguir:

  1. Evite

Sua primeira ação deve ser defensiva. Minimizar as oportunidades de conflito, alterando sua rotina para evitar o encontro com o bullinador , seja no escritório, no elevador, banheiro ou corredor. Quando forçados a trabalhar juntos ou participar de uma reunião do grupo, seja profissional.

  1. A união faz a força

Alguns locais de trabalho são como as planícies da África. Um colega de trabalho valentão “ataca” o solitário fraco, por isso as vítimas devem ficar juntos para mostrar força. Encontrar aliados e outras pessoas na mesma situação podem ajudá-lo a suportar a situação e até mesmo desencorajar o bullying.

  1. Fale alto

Explique para colega problema como a forma como ele o trata faz você se sentir, e peça-lhe para parar. No melhor cenário, o agente não tenha tido conhecimento de suas ações, e um confronto franco e firme pode ser o catalisador que faz com que o valentão reconsidere o seu comportamento. Essa estratégia funciona ainda melhor se todas as vítimas se unirem.

  1. Registre os conflitos

Documente cada interação negativa entre você e o colega. Inclua datas, horários, locais e outros detalhes relevantes. Mantenha estas notas em um lugar seguro e privado. Você irá usá-los caso precise mostrar para um gerente ou o departamento de recursos humanos.

  1. Trate a situação com sabedoria

A posição do colega problema dentro da empresa irá determinar a com quem você vai comentar a situação. Se é um colega do mesmo nível que você, basta procurar seu chefe. Caso este colega seja o seu chefe ou um supervisor, então você deverá falar com seu representante de RH.

  1. Preserve sua saúde mental

O estresse de ser intimidado dia após dia pode causar sintomas físicos reais, como ataques de ansiedade e doenças cardíacas. Sua primeira prioridade é cuidar de si mesmo. O trauma é real e nenhum trabalho vale mais que sua saúde. Em casos extremos, tire um tempo de folga e planeje cuidadosamente os seus próximos passos, incluindo uma potencial mudança de emprego.

Não sofra em silêncio. Você pode e deve fazer algo sobre o bullying no escritório.

Autor: Salgado / CEVIU
Fonte: CareerBuilder

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *