By Salgado on 26th janeiro

GetbackjobsearchMojo

Semana após semana, o telefone não toca e seu e-mail não é retornado. Não é exatamente a situação que você esperava dos empregadores quando você começou sua busca por um novo trabalho, correto?

A boa notícia é que profissionais qualificados sempre estão com alta demanda no mercado. Ainda assim, conseguir o emprego certo requer diligência e paciência. Supondo que você tenha a maioria das competências exigidas nas vagas de trabalho que está se candidatando, ainda assim, pode haver uma série de razões que justifiquem o fato de você não ter sido chamado para uma entrevista ainda.

Confira agora quatro dicas para que sua busca por um novo emprego comece a gerar os resultados que você deseja.

  1. Foque nos verdadeiros tomadores de decisão

Nem sempre é possível entrar em contato com que realmente toma as decisões no processo de contratação de uma empresa, mas se você está realmente interessado em uma posição e não se contentar com o envio de seu currículo, esta é uma boa opção. Se o nome do tomador de decisão não estiver descrito na vaga, você pode recorrer às redes sociais em busca desta informação. Algumas pesquisas on-line simples podem revelar o nome e e-mail do gerente de contratação ou a pessoa responsável por esta função. O contato direto com esta pessoa pode ajudá-lo no processo.

  1. Personalize seu currículo e carta de apresentação

No mundo dos currículos, tamanho não quer dizer nada. Cartas de apresentação clichê muito menos. Fique atento aos detalhes descritos no anúncio de emprego e use algumas das mesmas palavras em seu CV e carta de apresentação. Também não deixe de realçar quaisquer competências não especificadas mas que fariam de você um bom candidato ainda mais adequado ao cargo.

  1. Acompanhamento

Alguns candidatos ficam preocupados se as dicas acima pode parecer agressivas do ponto de vista dos recrutadores. Porém, isto não costuma acontecer. De acordo coma consultoria Robert Half, uma pesquisa feita com empregadores mostrou que eles incentivam os candidatos a se mostrarem interessados pela vaga através de contato telefônico ou email para saber sobre o processo de contratação. Claro que o bom senso deve prevalecer e o candidato precisa estabelecer a diferença entre se mostrar interessado e ser inconveniente.

  1. Certifique-se de que você tem uma boa reputação online

Da mesma forma que a internet e as redes sociais podem ser positivas na sua busca por um novo emprego, elas também podem mostrar um lado que entrevistas e currículos não mostram. Lembre-se que é fácil para um potencial empregador encontrar todos os seus perfis no Facebook, Twitter, Instagram e visualizar suas atividades. A maioria dos gerentes de contratação vai realizar pelo menos uma pesquisa rápida na Internet para ver o que mais eles podem aprender sobre você, seus interesses e o que as pessoas que você conhece estão dizendo a seu respeito. Fique atento a isto.

Uma palavra final

Não leve a falta de respostas tão a sério. Às vezes, outros candidatos simplesmente têm mais experiência ou conhecimentos específicos do que você, o que lhes da certa vantagem.

Se você sabe que está tomando todas as medidas certas na sua busca e tem uma experiência de trabalho sólida, provavelmente seja apenas uma questão de tempo para você encontrar o trabalho certo para sua carreira.

Autor: Salgado / CEVIU
Fonte: CareerBuilder

 

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *