By Salgado on 28th maio

O Itamaraty retirou do ar ontem o seu sistema de emails. Desde a semana passada o palácio vem sofrendo ataques de hackers e por segurança saíram do ar na tarde da última terça-feira (27). De acordo com publicação da Folha de S. Paulo, malwares chegaram por email aos domínios do Itamaraty e instalaram-se nos sistemas permitindo acessos indevidos aos dados locais.

Em Brasília, o Itamaraty não deu maiores detalhes sobre os ataques. Porém, ainda de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, os hackers teriam conseguido atacar o Intradocs, um sistema interno do governo para leitura de documentos. Entre os documentos que foram acessados, está o relatório da visita do vice-presidente americano Joe Biden ao Brasil e um resumo da participação do Brasil em uma cúpula relacionada à segurança nuclear.

O que possibilitou o acesso aos documentos do Itamaraty foi um ataque feito a partir do envio de emails falsos para endereços @itamaraty.gov.br. Nestes emails estavam anexos maliciosos que ao serem abertos tornavam o sistema vulnerável. Sabendo disso, o Itamaraty pediu que todos os funcionários trocassem suas senhas, porém a medida não surtiu efeito.

Agora o ataque está sob investigação da Polícia Federal. O sistema já foi restabelecido com novos padrões de segurança.

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *