By Salgado on 20th agosto

whatsapp_Não bastasse o cerco que se fecha sobre Uber e Netflix, chegou a vez do WhatsApp. De acordo com matéria publicada no Estadão, as 4 maiores operadoras de telefonia que atuam no país estão desenvolvendo um documento para levar até o governo a fim de que medidas sejam tomadas em relação ao aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil.

De acordo com a reportagem, o documento cobrará da Anatel que regulamente o serviço de voz do WhatsApp já que ele funciona baseado no número de telefone do usuário. Por funcionar desta forma, ele fere o direito que as operadoras têm de serem as responsáveis por esse tipo de serviço. O Skype por exemplo, faz o uso de um endereço de email ou login para realizar suas chamadas, o que permite sua “legalidade”.

Um exemplo que as operadoras dão de que o WhatsApp deve ser regulamentado diz respeito ao custo que as operadoras têm para ativar uma linha telefônica. O custo para que uma operadora crie uma linha é de R$ 26,00 mais uma taxa anual de R$ 13,00. Já o aplicativo não paga nada, já que faz o uso desta linha já criada e com seus tributos pagos pelas operadoras.

Nos resta aguardar e torcer por um desfecho justo em mais esta batalha.

Autor: Salgado / CEVIU

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *