By Salgado on 28th novembro

CEVIU-Tecnofeira1A Tecnofeira 2014 – a maior feira de tecnologia de Minas Gerais –acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro e reunirá, no Minascentro, 59 projetos tecnológicos, entre sites, software e aplicativos, com soluções inovadoras em diversos setores. Todos os trabalhos em exposição foram idealizados e desenvolvidos por alunos do terceiro ano do Colégio Cotemig como projeto de conclusão do curso técnico em informática.

A Tecnofeira contará com um campeonato de robótica, realizado pelos alunos do primeiro ano do curso técnico. Também fazem parte da programação 5 palestras gratuitas e abertas ao público com temas do universo digital. Na sexta feira, a advogada especialista em Direito Digital, Patrícia Peck Pinheiro, vai abordar sobre o “Uso ético da Internet”. O diretor nacional de soluções para o setor público da Microsoft, Helberth Cavalcante Soares, irá tratar sobre “O Novo Mundo Digital”. Já o Technical Evangelist da Microsoft, Oswaldo Daibert, abordará sobre “Os programas acadêmicos da Microsoft e a imagine cup”.

No sábado, o mestre em informática pela PUC-Minas e especialista em estatística pela UFMG, Cláudio Lúcio, ministra a palestra “BIG Data e Vantagem Competitiva: Fatos, Evidências e Considerações”. A consultora em Segurança da Informação e Tecnologia da Informação, Francimara Teixeira, fecha a programação de palestras com a temática “Segurança da Informação – Ameaças e Soluções”.

Duas novidades prometem deixar a 21a edição da Tecnofeira ainda mais empreendedora e tecnológica. A Feira de Oportunidades será um espaço no qual empresas parceiras e agentes de integração, convidados pelo Cotemig, poderão participar expondo seu institucional, plano de estágios, programas de trainee e vagas. A feira de tecnologia irá sediar o3a Belo Horizonte Social Media, evento voltado aos profissionais, estudantes e interessados na área de redes sociais, com uma programação de workshops e palestras com especialistas de renome nesse segmento.

O coordenador Técnico do Colégio Cotemig, Leonardo Fonseca de Souza, explica que a feira de tecnologia tem entrada franca e é uma oportunidade para interação entre empresários, estudantes, profissionais do ramo de Tecnologia da Informação e a comunidade interessada. “A exposição dos projetos apresenta ao mercado de trabalho uma mão-de-obra com experiência prática em programação e variadas possibilidades de soluções em informática a baixo custo para diversos segmentos, desde a área empresarial, saúde, educação, turismo, transporte público, segurança, dentre outros. É um momento de inteiração entre empresários e jovens profissionais. As palestras são uma oportunidade de qualificação gratuita para estudantes da área de TI e demais interessados em tecnologia”.

Souza destaca que a Tecnofeira já se tornou um evento tradicional em Belo Horizonte, compondo o guia de eventos da Belotur. “Trata-se de um evento que contribui para o fortalecimento e ampliação do segmento de informática do Estado de Minas Gerais, pois reúne estudantes, educadores, profissionais do setor e empresários em um só espaço”, conta.

Tecnologia e Sustentabilidade

Pela terceira vez o Cotemig levará para a Tecnofeira uma campanha interna de conscientização sobre a necessidade do descarte correto do lixo eletrônico e da aquisição responsável das novas tecnologias. Na entrada do Minascentro, haverá um coletor de lixo eletrônico, no qual a população poderá levar computador, rádio, televisores, celular ou quaisquer equipamentos eletrônicos inutilizados. O Cotemig firmou parceria com a E-mile, empresa de reciclagem, e as unidades Barroca e Floresta se tornaram posto de coleta permanente de e-lixo, arrecadando, em um ano de campanha, 2 toneladas de lixo tecnológico.Serviço: 21a Tecnofeira

Data: 28 e 29/11

Hora: Sexta e sábado de 14 às 21h

Local: Minascentro – avenida Augusto de Lima, 785 – Lourdes

Inscrições: www.tecnofeira.com.br

There are no comments yet.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *